A Pastoral do Povo da Rua é uma iniciativa de caráter humanitário que se conecta com a realidade da população em situação de rua e catadores de material reciclável, promovendo dignidade, direitos e cidadania.
É uma missão urbana pautada no cuidado e na defesa da vida e da dignidade humana. Protagoniza uma metodologia participativa que visa a promoção de uma vivência comunitária e reconhece a população de rua e os catadores de material reciclável como sujeitos de sua própria história. Na busca de um mundo mais justo, fraterno e igualitário, a pastoral assume uma prática de caráter humanitário e transformador e incide na elaboração de políticas públicas e na luta pela garantia dos direitos humanos.
À luz de uma espiritualidade libertadora interliga pessoas, religiões, instituições, movimentos e pastorais sociais que sinalizam conexão com a construção da CASA COMUM. Seu principal objetivo é criar vínculos e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão dos direitos humanos e sociais em projetos emancipatórios, melhoria das condições de vida, luta por direitos e incidência nas políticas públicas, valorizando a diversidade cultural e a educação para a cidadania ativa.
Em sua prática diária, desenvolve uma metodologia comprometida com a defesa da vida e respeito à dignidade humana, na busca pela transformação da sociedade, procurando construir estratégias de superação da situação vivida nas ruas. Acreditamos que a Pessoa em Situação de Rua é sujeito político e deve assumir seu protagonismo na luta e conquista por seus direitos. Nosso trabalho é coletivo e se dá por meio de ações transversais que visam a conexão com a sociedade, a academia e o estado. Celebramos a vida e a defendemos em todas as suas expressões!
A Pastoral do Povo da Rua está presente em várias cidades do Brasil, que se articulam na Pastoral Nacional, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em Belo Horizonte, a Pastoral foi criada no ano de 1987, inicialmente por meio do trabalho da Fraternidade das Oblatas de São Bento junto à população em situação de rua e aos catadores de materiais recicláveis.
De lá para cá, a Pastoral e o povo da rua contaram com o apoio de diversos parceiros e instituições amigas, que transformaram a solidariedade em ações concretas, oportunidades de recomeço e de uma vida digna.
Missão
A Pastoral do Povo da Rua tem como missão ser presença junto às pessoas em situação de rua e aos catadores de material reciclável, reconhecer os sinais de Deus presentes na sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de Vida para todos.
Objetivo
Estimular a promoção de ações junto à população em situação de rua e catadores de materiais recicláveis que construam alternativas em defesa da Vida e contribuam na elaboração de políticas públicas.
Coordenadora: Ivone Maria Perassa
Coordenador Adjunto: Padre Marcos Augusto Mendes, SJ
Secretária: Tânia Maria Ramos
Conselho:
Maria Betânia Cavalcanti - Recife (PE)
Flavio Andrade - Natal (RN) e/ou Jean Jefferson
Waldilene Xavier Pinto - Fortaleza (CE)
Elton Bozzetto - Porto Alegre (RS)
Evânia Cunha Silva - Biguaçu (SC)
Marlene Ferreira - Curitiba (PR)
Roseni Schmidt Ferraz de Oliveira - Belo Horizonte (MG) e/ou Felipe Marcelino
Helena Gomes das Chagas - Rio De Janeiro (RJ)
Bispo referencial Nacional:
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Bispo referencial da Região Nordeste:
Dom José Ferreira Salles, C.Ss.R.