A Associação Nacional Pastoral do Povo da Rua (ASPAN) é a personalidade jurídica da Pastoral do Povo da Rua, entidade do terceiro setor vinculada à Igreja Católica, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que atua na defesa e promoção dos direitos humanos da População em Situação de Rua (Pop Rua) e catadores de material reciclável.
Criada em 2004, a ASPAN se organiza de forma democrática, reconhecendo a participação social como direito do cidadão. Desenvolve uma ação sistêmica e coletiva que fomenta a articulação de diferentes atores e a incidência em políticas públicas, tendo em vista a transformação social da realidade. Conta com cerca de 60 colaboradores que trabalham em diferentes projetos. Além da presença nos projetos, há colaboradores nas áreas financeira, administrativa, de recursos humanos, comunicação e relações institucionais.
Por meio de diferentes projetos e ações junto à sociedade, promove a organização de espaços comunitários de acolhida e cuidado, resistência e mobilização, capacitação e promoção humana, valorizando a diversidade cultural e a educação para a cidadania ativa.
É a seguinte a composição da Diretoria e do Conselho da ASPAN:
Presidenta: Beatriz Ramos Lepore
Diretor Administrativo-Financeiro: Eustáquio Alves Goveia
Diretor Socioambiental: João Bosco Senra
Diretor de Integração Regional: Jean Jefferson Dias de Lima
Conselho Fiscal:
- Claudenice Rodrigues Lopes, Sócrates Emmanuel Pereira Pavon, José Ivan Ferreira Coimbra
(Foto: José Ivan, Claudenice, Eustáquio, Beatriz, João Bosco. Na tela, outros membros da diretoria e do Conselho)