O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) visitou nesta sexta-feira, 18 de julho, o Instituto Canto da Rua, em BH, e pôde conhecer um pouco do trabalho realizado junto à população em situação de rua. Suplicy, que tem uma longa história ligada às lutas sociais, falou sobre o Projeto de Renda Básica Universal, ao qual ele se tem dedicado com afinco nas últimas décadas. Sancionado pelo presidente Lula ainda em seu primeiro mandato, a Renda Básica virou lei em 2004, mas até hoje aguarda sua aplicação efetiva, que está em estudo.
Participaram do encontro com o deputado petista pessoas em situação de rua, Pastoral do Povo da Rua, representantes do Movimento da PSR, representantes da Frente Popular de defesa da PSR, o promotor público Afonso Henrique Miranda Teixeira e a deputada estadual Bela Gonçalves (PSOL-MG). Suplicy esteve em BH a convite da deputada, para a instalação da Fórum Técnico Minas sem Miséria, que aconteceu na Assembleia Legislativa, no dia 17.
O encontro no Canto da Rua também teve um momento de homenagem e agradecimento à defensora pública Júnia Roman Carvalho, que sempre tem atuado na defesa da população em situação de rua, e agora vai se aposentar. Os presentes agradeceram por sua dedicação e compromisso com os direitos dessa população e Júnia, emocionada, disse que em todo esse tempo, “recebeu muito mais do que ofereceu”.
Eduardo Suplicy e Júnia foram convidados a plantarem uma muda de ipê amarelo, como símbolo de vida e resistência. Ao final, todos foram convidados a participarem de um lanche, com direito a bolo, sanduiches e canjica doce.