No dia 25 de junho de 2025, ocorreu a solenidade de assinatura do ato conjunto que instituiu oficialmente o Pop Rua Jud no Ceará. O evento foi realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho, da 7ª Região, em Fortaleza. Dos Tribunais Regionais do Trabalho do País, o TRT-7, que atua no Ceará, vai ser o primeiro a firmar o acordo.
Pela Resolução 425/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), deverá ser criado um único Comitê Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário (Comitê Local PopRuaJud) em cada Estado e no Distrito Federal, com caráter multinível, multissetorial e interinstitucional, para a execução e a promoção de políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua.
Assinaram o ato conjunto os presidentes do Tribunal Regional do Trabalho-7, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, e do Tribunal de Justiça do Ceará.
A Pastoral Nacional do Povo da Rua e da Arquidiocese de Fortaleza estiveram presentes nesse ato, junto com o Movimento Nacional da População em Situação de Rua e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.