A Pastoral do Povo da Rua de Passos (MG), lançou oficialmente um abaixo assinado pela instalação de bebedouros públicos gratuito para uso das pessoas e animais, nas praças e locais de grande circulação da cidade, com objetivo de promover a hidratação e a sustentabilidade. O lançamento coincidiu com Dia Nacional de Luta da População de Rua, em 19 de agosto.
O abaixo assinado é fruto das Rodas de Conversa com a população em situação de rua, realizadas quinzenalmente na Praça Monsenhor Messias Bragança (Praça da Matriz) em Passos. O direito à água é reconhecido como um direito humano essencial e fundamental, indispensável para a vida com dignidade. A instalação de bebedouros públicos promove o bem-estar e a saúde das pessoas e dos animais.
A lei federal 15.187/2025 institui o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, a ser rememorado anualmente em 19 de agosto, data que faz referência à Chacina da Praça da Sé, ocorrida entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004 em São Paulo (SP), quando 15 pessoas em situação de rua foram brutalmente atacadas enquanto dormiam. Sete delas morreram em decorrência das agressões. O caso teve tanta repercussão e gerou mobilizações nacionais e internacionais.
Assine o abaixo assinado acessando https://www.change.org/p/bebedouros-p%C3%BAblicos-j%C3%A1-em-passos-mg