Pastoral Nacional do Povo da Rua
Carregando...

Recém-criada, Pastoral já dá frutos em São João Del Rey

A Pastoral do Povo da Rua foi criada, em São João Del Rey (MG), na Paróquia São Francisco de Assis, neste ano de 2025, e já está dando frutos!  Em janeiro, o grupo de voluntários se reuniu, com a presença de Cristina Bove, da Pastoral Nacional, e Felipe Marcelino, da Pastoral da Arquidiocese de BH, para darem início à organização da pastoral, inicialmente, em nível paroquial. De lá para cá, além de se reunirem regularmente para organizarem os trabalhos e realizarem momentos de formação, o grupo buscou realizar ações junto à população em situação de rua e à sociedade.

No primeiro semestre, o grupo da pastoral se dedicou à formação dos agentes, a partir de materiais como os "Princípios e diretrizes da Pastoral" e "Guia metodológico da Pastoral", considerando as dimensões mística, ecumênica e interreligiosa. Deram início à prática de rodas de conversa com a população em situação de rua e focaram no início de estabelecimento de relações com outras  instituições: poder judiciário (MP, Defensoria), legislativo, universidade, prefeitura etc. Nesse sentido, realizaram uma reunião com a secretária de Assistência Social da Prefeitura e apresentaram a proposta da Pastoral. Como gesto prático, os agentes de Pastoral entregam marmitas, roupas e agasalhos três vezes por semana à população em situação de rua.

Outro importante momento foi a realização de uma aula aberta na rua com o título “População em situação de rua, cuidado humanizado e luta antimanicomial”, promovido pelo Centro Acadêmico de Psicologia da UFSJ , no dia 27 de março. A Pastoral do Povo da Rua esteve presente, apresentando os princípios e diretrizes da Pastoral.

Além disso, a Pastoral publicou uma “Carta de repúdio”  por ocasião da manifestação de um vereador que solicitava a internação compulsória das pessoas em situação de rua. O resultado foi positivo com o envolvimento de diversos movimentos sociais e coletivos revertendo a posição do poder público municipal.

A Pastoral do Povo da Rua da Paróquia São Francisco está presente na coordenação da Cáritas Diocesana, sendo que a coordenadora da pastoral, Maria do Rosário de Castro (Naná) é a vice-presidente da Cáritas.

WhatsApp Pastoral Povo da Rua