O Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé da Arquidiocese de Curitiba (IAFFE) e a Pastoral do Povo da Rua celebraram o encerramento do primeiro Curso de Formação Básica para Agentes da Pastoral do Povo da Rua. Oferecido pela primeira vez neste ano do Jubileu da Esperança de 2025, a iniciativa contou com uma carga horária de 40 horas/aula, distribuídas em nove módulos, e capacitou os participantes para uma atuação mais qualificada junto às pessoas em situação de rua.
Giana Maiochi, Coordenadora da Pastoral Social do Santuário Sagrado Coração de Jesus no Água Verde, expressou a relevância da formação: “O curso foi uma abençoada resposta da Igreja, mostrando compromisso cristão e reforçando que algo muito concreto e rápido precisa ser feito frente ao crescimento exponencial do flagelo da falta de acesso à moradia, para tantos irmãos que padecem invisíveis sobrevivendo nas ruas. Eles não são invisíveis para nós, são seres humanos que precisam de acolhimento, escuta, amor, oportunidades. O curso nos embasa com fundamentos bíblicos-teológicos, de sociologia, direitos humanos, políticas públicas, Ensino Social da Igreja e vai nos oferecendo caminhos para essa missão, de modo que possa haver redução de danos, tentativa de devolução de direitos que lhes foram subtraídos e promoção de ações para conseguir uma vida digna e fora das ruas. Eu recomendo muito o curso e agradeço a Deus e à Arquidiocese de Curitiba por essa maravilhosa oportunidade.”
A proposta central do curso foi oferecer aos participantes ferramentas teóricas e práticas, como técnicas de escuta e diálogo e orientações sobre o cuidado com a saúde mental dos agentes pastorais, todas essas sempre iluminadas pela luz do Evangelho. O objetivo é que os agentes possam exercer sua missão pastoral de modo mais seguro, amparados pela esperança que jamais deve desanimar, com o claro entendimento que o serviço aos mais vulneráveis, em especial às pessoas em situação de rua, sendo constantemente uma presença atenta e gentil, é um exemplo claro do seguimento a Jesus Cristo.
A parceria entre o IAFFE e a Pastoral do Povo da Rua demonstra o compromisso da Arquidiocese de Curitiba em fortalecer o trabalho social e evangelizador junto às populações em maior vulnerabilidade, oferecendo subsídios para que a missão de acolhimento e promoção humana seja cada vez mais eficaz e transformadora.